Saiba como usar vestidos gaúchos sem errar no tradicionalismo

vestidos gaúchos vermelhoOs tradicionais gaúchos trazem em sua cultura muita coisa bacana e que com certeza jamais devem se perder. Seus costumes, seu sotaque, suas comidas típicas, sua cultura tão rica e também suas tradicionais roupas que hoje são usadas especialmente em ocasiões festivas. Sejam nas festas tradicionais, festa da Revolução Farroupilha, bailes gauchescos, shows de músicas gauchescas, exposições, rodeios entre tantas outras situações que dão destaque a essa rica cultura. Fora do estado gaúcho nem tanto, porém se visitarmos o Rio Grande do Sul, especialmente a região dos Pampas, é comum encontrarmos mulheres vestindo vestidos gaúchos tradicionais. E até no vizinho país Uruguai há quem adote essa moda tradicional.

Os vestidos gaúchos trazem muito charme e elegância as mulheres e essa é uma moda tão badalada, que mesmo fora do Estado gaúcho encontramos em CTGs mulheres que mesmo não sendo gaúchas adotam essa moda.

vestidos gaúchos branco e roxo

Os modelos de vestidos gaúchos para 2012

Os vestidos gaúchos tem como marca registrada suas sais rodadas e trazem coloridos diferenciados e comprimentos que seguem algumas regras para as diferentes idades. Para moças e senhoras os vestidos são compridos a altura  do peito do pé, já para juvenis e crianças o comprimento fica acima dos tornozelos.

As mangas nunca devem ser curtas e  podem ser levemente franzidas ou se preferir lisas e normalmente são arrematadas com fitas, babadinhos, bordados entre outros.

Por baixo do vestido é obrigatório o uso da bombaxinha branca ou rendada até a altura dos joelhos.

vestidos gaúchos azul

vestidos gaúchos para dança

vestidos gaúchos roxo com branco

vestidos gaúchos roxo e branco

vestidos gaúchos salmao

vestidos gaúchos vermelho com branco

vestidos gaúchos vermelho e branco

vestidos gaúchos vermelho e rosa

vestidos gaúchos vermelho

Para as prendas mirins até os 12 anos o correto é usar vestidos em tons suaves que lembram a pureza da infância. Já as prendas juvenis até os 17 anos usam vestidos até a canela em tons mais vivos, mas sem fugir muito dos tons claros. As prendas adultas usam os vestidos cobrindo os pés e em cores mais tipo o pink, amarelo canário e verde folha. E por fim as veteranas usam tons de vestidos gaúchos mais sóbrios e escuros como os marrons, azul marinho e outras sem arriscar em cores vibrantes. E a cor preta é somente usada por prendas em situação de luto.